Usuários online usuário(s) online
Desde 17/11/2010:
Contador de visitas

PET SESu/MEC

O PET Programa de Educação Tutorial (conhecido até 2002 como Programa Especial de Treinamento) é direcionado a alunos de graduação, selecionados pelas Instituições de Ensino Superior em que estão matriculados. Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET, a partir de 31 de dezembro de 1999, teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior SESu/MEC, responsável pela manutenção do programa e distribuição de bolsas aos integrantes do PET.

logo

O PET foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

A presença do tutor estimula a aprendizagem ativa de seus membros, através de vivências, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. Além das atividades beneficiárias ao crescimento do grupo, o programa tem claros efeitos multiplicadores. As atividades promovidas pelo PET, de uma forma geral, beneficiam os outros alunos da graduação, a comunidade e a instituição. Os petianos promovem cursos, palestras e eventos para a graduação e comunidade, desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, auxílio em conteúdos e disciplinas do curso, debates de assuntos contemporâneos, estudos em grupo e troca de experiências.

- Documentos referentes ao PET Sesu/MEC:

Manual de Orientações Básicas

Portaria nº 976 de 27 de julho de 2010

Relação dos Grupos PET

PET Eng. Química - UFC

O PET do curso de Engenharia Química teve o seu início, na primeira fase, em 1982, de uma forma piloto, sob a supervisão do Prof Gervásio Dantas Bandeira. Apesar dos bons resultados colhidos no início, os períodos vivenciados pela graduação no final dos anos oitenta, com elevado grau de evasão escolar, a forte recessão econômica e os baixíssimos números de formandos, o projeto foi descontinuado em 1989.

logo

Em Abril de 1992, com uma nova seleção de alunos de vários semestres, o PET-EQ foi retomado, agora num projeto elaborado conjuntamente com as outras engenharias do Centro de Tecnologia (civil, mecânica e elétrica). Os objetivos fixados eram então de atuar na pesquisa, extensão e ensino de maneira equilibrada.Ficou estabelecido que o PET-EQ desenvolveria ações que contribuíssem nas duas grandes metas traçadas pelo departamento em conjunto com coordenação do curso: a criação de especialização que depois pudesse vir a transformar-se num mestrado, e a reforma e anualização do currículo de engenharia química.Visando compatibilizar as necessidades do departamento e coordenação com os objetivos próprios do programa PET, boa parte das atividades, inicialmente, concentraram-se na reforma e anualização do currículo, o que foi posteriormente efetivado. O desenvolvimento das atividades de pesquisa e o ingresso de professores com titulação e envolvidos em pesquisas vieram contribuíram para a criação do Programa de Pós Graduação em 2000.

O PET-EQ esteve ainda aliado estreitamente ao REENGE, um projeto de reforma no ensino de engenharia desenvolvido em meados dos anos noventa, alem das atividades pioneiras de desenvolvimento de novas técnicas pedagógicas: avaliação de disciplinas de graduação, divulgação do Curso de Engenharia Química aos alunos de escolas de 2° Grau, aulas de reforço de física, química e calculo e bancos de problemas de calculo, apoio na elaboração de material de divulgação do curso de Engenharia Química junto a comunidade de estudantes de 2° Grau, participação do projeto Venha Ver da UFC que consiste num programa de visitas de alunos do 2° Grau as instalações dos departamentos do Centro de Tecnologia, visitas industriais e participação de bolsistas do PET nas atividades de pesquisa contempladas pelo subprograma REENGE.

A partir de 1999 o programa passou por uma série de adversidades, sobretudo nas questões institucionais e orçamentárias. Em 2001, o programa quase foi extinto, tendo sido retomado novamente em 2002, após a sua transferência da CAPES para a SESu.

Hoje, o PET Eng. Química UFC conta com 16 membros, entre bolsistas e não-bolsistas, coordenados pelo Prof. Dr. Samuel Jorge M. Cartaxo, atual tutor do PET Eng. Química.

- Tutores do PET Eng. Química:

Prof. Gervásio Dantas Bandeira(1982-1989)

Prof. Sebastião Mardônio Pereira Lucena (1992-2001)

Prof. João José Hiluy Filho (2002-2008)

Prof. Samuel Jorge Marques Cartaxo (atualmente)