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   1ª Turma de Formandos do novo Currículo (2005)

Motivados pela formatura da primeira turma do mais recente currículo do curso e pela crescente demanda por engenheiros no país, os membros do PET - Engenharia Química UFC decidiram realizar uma análise deste currículo e de suas implicações no perfil do Engenheiro Químico formado na UFC. Ainda em sua fase inicial, o projeto foi apresentado à coordenação do curso que prontamente aderiu ao projeto, considerando inclusive a utilização dos resultados para futuras reformas curriculares.

Resultados:

formandos

De acordo com a pesquisa, pode-se perceber que o currículo atual supriu algumas necessidades do antigo, mas ainda são observadas certas carências que demandam um constante aperfeiçoamento deste currículo.

Dentre as principais carências observadas, destacaram-se a falta de aplicabilidade ou abordagem inadequada de algumas disciplinas, a pequena carga horária destinada a disciplinas direcionadas a capacitação dos futuros engenheiros para a indústria e também uma deficiência na parte computacional. Também nos deparamos com vários problemas de execução do currículo. como professores faltosos, laborarórios mal equipados e até uma greve de professores, que aconteceu em 2005. saber mais »

Questionário da entrevista com os formandos
Questionário da entrevista com os Professores

Trabalho apresentado sobre a Pesquisa do Currículo Novo:

-Banner da Pesquisa do Currículo Novo: ENEPET (João Pessoa/2010).


Desenvolvimento Sustentável     

As últimas décadas trouxeram consideráveis avanços científicos e tecnológicos, juntamente com graves consequências ao planeta do ponto de vista ambiental.

Especialmente, os cursos de engenharia, responsáveis pela formação de massa crítica no setor produtivo, encontram-se diretamente ligados à degradação ambi-

proexacta

ental, que se acelerou nos tempos recentes.Do ponto de vista educacional, o papel das instiuições de ensino de engenharia é, portanto, decisivo na difusão de ideias ligadas à temática do Desenvolvimento Sustentável.

A metodologia adotada baseou-se na comunicação intensiva com professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, buscando elaborar um panorama da abordagem dada ao tema neste centro, através de questionário impresso, acerca das ações desenvolvidas nesse âmbito.

Resultados:

Os resultados obtidos demonstram que a ênfase dada ao assunto vem sendo cada vez maior e que, apesar de alguns não se mobilizarem para difundir as idéias ligadas à temática, existe a consciência acerca do assunto. Fica caracterizada assim a permanente necessidade de aperfeiçoamento do ensino nas escolas de engenharia no que tange à difusão das idéias de desenvolvimento sustentável, apesar das notáveis evoluções já constatadas. saber mais »

Formulária utilizado com os resultados obtidos

Trabalho apresentado sobre o Desenvolvimento Sustentável no Contexto de Cursos de Engenharia::

- Banner do Desenvolvimento Sustentável: ENAPET (Manaus/2010)


Pesquisas Individuais     

Todos os petianos devem cumprir um mínimo de 20 horas semanais em atividades prestadas ao PET. No PET Engenharia Química, desse total, 10 horas podem ser dedicadas a atividades individuais de pesquisa. Para formalizar e controlar o ingresso de bolsistas do PET Eng. Química em laboratórios de pesquisa, existe um procedimento. O procedimento é mostrado no arquivo seguinte:

Termo de designação para pesquisa

Pesquisas Individuais:

  • Fellipe Carvalho de Oliveira : Modelagem e Simulação de Reservatórios de Petróleo;
  • Edilson Drumond: Modelagem e Simulação de Reservatórios de Petróleo;


EQ - RX (Estilos de Aprendizagem)     

Têm a intenção de revelar os diferentes estilos de aprendizagem, avaliá-los e então relacioná-los com o desempenho acadêmico dos estudantes. O projeto visa primeiramente a identificação destes estilos. O que seria então estilo de aprendizagem? Muitas respostas têm sido dadas, porém de maneira geral poder-se-ia dizer que é a maneira própria com a qual o indivíduo prefere promover a assimilação de conhecimento.

Após a identificação destes estilos se prosseguirá com um estudo quantitativo, no sentido de quantos preferem tal método, que permita reconhecer as predominâncias dos alunos quanto ao estilo.

Fazer um estudo que relacione estilo de aprendizagem com desempenho acadêmico.


Perfil Psicológico     

Obter informações e tentar tirar conclusões sobre o perfil psicológico dos alunos de Engenharia Química na Universidade Federal do Ceará. Procuraremos obter informações e tirar conclusões sobre os perfis psicológicos dos estudantes de Engenharia Química da UFC, com base na teoria do psicólogo alemão Carl Jung, o qual dividiu a população em 16 perfis psicológicos diferentes. Na sua teoria ele analisa a sua fonte de energia, classificando o indivíduo entre introvertido e extrovertido(I ou E), analisa o seu modo de perceber o mundo, classificando entre intuitivo e sensitivo(S e N), analisa a sua maneira de avaliar, julgar e decidir, classificando o indivíduo entre pensador e sentimental(T ou F) e analisa seu estilo de vida, classificando entre julgador e perceptor(J ou P). Assim, uma pessoa que seja extrovertida, sensitiva, pensador e julgador terá o perfil psicológico ESTJ.


Perfil Social     

O projeto tem como objetivo a coleta de informações a respeito de sexo, idade, condição social, oportunidades acadêmicas e sociais e posterior análise destas a fim de realizar uma avaliação geral do corpo discente.


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